Destaque
Notícias
 

25/08/2014

Estiagem prejudica safra da cana de 2015, diz associação de Piracicaba

A estiagem severa registrada em desde o início de 2014 irá afetar a safra da cana-de-açúcar do ano que vem na região de Piracicaba (SP), conforme a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi). A falta de chuvas atrapalhou o desempenho das lavouras neste ano, quando a colheita foi antecipada devido ao baixo desenvolvimento das plantações. A safra foi 25% menor do que o esperado e esse percentual deve se repetir em 2015.

De acordo com o gerente do departamento técnico da Afocapi, José Rodolfo Penatti, o desempenho das lavouras em 2015 será igual ou menor que o registrado neste ano. "Precisamos de bastante chuva. Quanto antes melhor para que a cana consiga se desenvolver", afirmou.

Além da seca, outra situação que irá atrapalhar a safra no ano que vem é a falta de capital dos produtores rurais. "O pessoal vai ter um prejuízo grande este ano, alguns não terão o suficiente para pagar os adubos e herbicidas. Sem isso não dá para produzir", relatou Penatti.

O custo médio de produção na região é de R$ 72 por tonelada, segundo Penatti, mas o valor pode ser até maior dependendo da lavoura. O preço de venda de cada tonelada, no entanto, não passa de R$ 65, o que significa prejuízo aos produtores, segundo o gerente. "A elevação do valor da nossa cana seria uma medida que ajudaria bastante em curto prazo", disse.

De acordo com o produtor rural Gilmar Soave, o plantio feito entre março e maio nas terras dele em Rio das Pedras (SP), só terá um bom desenvolvimento se a chuva vier nas próximas semanas e de forma ininterrupta. "A cana precisa de água para se firmar bem no começo e para que haja menos riscos de pragas", afirmou.

Demissões
Com o adiantamento da colheita, que deveria acabar em novembro, mas não irá passar de setembro, 4 mil trabalhadores rurais ficarão sem trabalho mais cedo. A falta de chuva fez a cana se desenvolver menos e, com a planta menor e em menos quantidade, a colheita aconteceu mais rapidamente.



Fonte: www.portaldoagronegocio.com.br

 
 
 
Home | Institucional | Serviços | Notícias | Agenda | Trabalhe Conosco | Clientes | Parceiros | Fale Conosco
Todos os Direitos Autorais Reservados à AgroField Centro Oeste